Get Adobe Flash player
Home História

História das Povoações

 

Os achados arqueológicos da estação da Azeitada – Benfica do Ribatejo, e do Alto dos Cacos – Almeirim, testemunham a presença humana a partir do paleolítico superior. As épocas do bronze e do ferro revelam a presença de populações que desenvolveram a agricultura e a criação de gado.

Os Romanos que chegaram no século I A.C, ocuparam esta zona, demarcando terras e criando “Villae” agrícolas, destacando-se a cultura do trigo, da oliveira e a criação de gado. As legiões romanas do Décimo Junius Brutus acamparam perto de Santarém deixando marcas importantes.

Existem notícias de que já no tempo dos Mouros, havia no local uma povoação com o nome que hoje têm; 8Al-meirim, que pudera ser nome de homem, ou segundo Drº Jorge Custódio, “Meirim” pode ter o significado de “Paul”, em árabe.

De facto os pauis caracterizavam os solos desta região. Em 1411 o Rei D. João I compra as terras compreendidas entre o Paúl da Atela e o da Azeitada (Arneiros de Vila Longa – Benfica do Ribatejo).

Os terrenos são divididos pelo Rei (Reguengo da Terrugem), pelo patriarcado de Lisboa, por ordens religiosas e proprietários de Santarém e Lisboa.


Fonte: www.febomoniz.pt   "Agrupamento" - "Meio envolvente"


 

Share

História

 

Situada na ponta sul da vala de Alpiarça, encontra-se a Vila e Freguesia de Benfica do Ribatejo, ocupando uma superfície plana de cerca de 2,916 hectares.


Esta Freguesia foi ligada ao Concelho de Almeirim no ano de 1836, saindo então do Concelho de Santarém.


Benfica do Ribatejo foi uma vasta região fértil e que em tempos era periodicamente alagada pelas águas do rio Tejo, que fica 2Km a norte da vila.

Baseado nos sensos de 2001, a Freguesia possuía à data 3154 habitantes. Actualmente, visto que a densidade populacional aumentou, ronda os 3750 habitantes.


É uma Freguesia rural, que possuí uma Adega Cooperativa de razoáveis dimensões e onde a cultura da vinha foi em tempos a principal actividade económica, passando agora para outras culturas como a do melão, a produção de tomate e outros hortícolas, assim como a floricultura que tem vindo a ganhar um espaço cada vez maior no sector primário.


Nesta Freguesia existe também a Associação de Solidariedade Social com as valências Centro de Dia para idosos, apoio domiciliário e uma Creche; existe também diversas associações culturais recreativas, desportivas; o Agrupamento 1123 dos Escuteiros e o grupo de Dadores Benévolos de Sangue.


Fazem parte desta Freguesia, a Vila de Benfica do Ribatejo e os lugares de Cortiçóis, Foros de Benfica e Azeitada.

É também na área desta Freguesia que se encontra o edifício mais antigo do Concelho, a Quinta de Sta. Marta, datada do séc. XVII.

Share
Facebook Youtube